ingestão de água ou isotônico durante as atividades é essencial
Se você não vê a hora do verão começar para caprichar ainda mais na malhação, fique alerta: a mistura entre esforço exagerado e falta de alimentação e hidratação adequada pode ser desastrosa.
A dica é da nutricionista Priscila Di Ciero, especializada em nutrição esportiva funcional. “Ao fazer exercícios, acontece uma natural sobrecarga dos músculos, que precisam dos nutrientes corretos para se recuperar. Além disso, a perda de líquidos aumenta nessa época. Se não existe um cuidado com a hidratação, a pessoa pode sentir cansaço, perda de concentração e até dor de cabeça”, adverte.
Segundo a nutricionista, os cuidados devem começar antes de sair de casa. “O ideal é fazer um lanche leve até 15 minutos antes de qualquer atividade física. Se estamos falando de uma refeição completa, como o café da manhã ou o almoço, deve-se esperar cerca de uma hora”, aconselha.
Aprenda a escolher o melhor tipo de pão para o seu sanduíche
Ingira líquidos, mas sem exageros
Durante os exercícios, a regra é simples: ter sempre uma garrafinha de água ou bebida isotônica à mão.No entanto, nada de exagerar, já que ingerir líquidos em excesso também pode fazer mal. “O ideal é beber entre 500ml e 700ml, dependendo da duração e intensidade da atividade”, diz Priscila. Para quem não tem esse hábito, um conselho da nutricionista é manter a bebida sempre gelada, o que aumenta a predisposição para o consumo.
Receitas de vitaminas energéticas e revigorantes
Não adianta escolher uma academia com ar condicionado potente para evitar a perda de líquidos por causa do suor. “Muita gente tende a esquecer de beber líquidos porque não sente calor, mas esse resfriamento também agride o organismo, que continua precisando de hidratação”, ressalta a especialista.
Boa alimentação garante mais disposição
Encerrada a malhação, uma alimentação balanceada é capaz de garantir disposição e torna os músculos mais capazes de trabalhar ainda melhor da próxima vez. “É fundamental comer carboidratos para repor a energia do corpo, de preferência combinando com uma proteína”, afirma Priscila. Para se refrescar, opte por sucos e vitaminas. “Diversas pesquisas já comprovaram que beber líquidos após fazer exercícios pode ser melhor do que ingerir alimentos sólidos, uma vez que os nutrientes são absorvidos mais rápido e com mais facilidade”, explica.
Saiba como usar os alimentos a favor da saúde
Além de saudável, se hidratar antes, durante e depois dos exercícios também se torna ainda mais gostoso com a chegada do calor. Quer um incentivo para começar desde já? A nutricionista sugere duas receitas simples que são a cara do verão: um suco de água de coco com melancia e uma vitamina de açaí com laranja. “Além de deliciosos, eles contêm todos os nutrientes que aceleram a recuperação do corpo e o deixam pronto para se exercitar no futuro”, ensina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário