terça-feira, 1 de janeiro de 2013

10 dicas para melhorar a qualidade de sua alimentação

http://www.buscasaude.com.br


O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer.


 

Vai valer a pena!!!




10 dicas para melhorar a qualidade de sua alimentação


1. Não fique muitas horas sem comer
O mais importante é não passar longos períodos sem comer. Fazer pequenos lanches entre as grandes refeições é fundamental, pois ao restringir energia o metabolismo tende a ficar mais lento, como uma forma de poupar energia que lhe foi fornecida, o que acaba dificultando a perda de peso. Além disso, provavelmente a pessoa irá comer mais na próxima refeição, buscando alimentos mais calóricos, como uma forma de compensação, o que também resultará em ganho de peso.
2 . Opte sempre por alimentos naturais
Siga uma alimentação o mais natural possível e tente fugir de refeições com muitos produtos industrializados , por exemplo : Se quiser tomar um suco de frutas, tente tomar o natural, pois os industrializados contêm muitas substâncias como corantes e conservantes, que possuem altas quantidades de sódio e podem, em longo prazo, causar hipertensão entre outros .
3. Faça escolhas saudáveis
Tente substituir alimentos mais calóricos e com pouco nutrientes por versões mais saudáveis sempre que possível:
BATATAS RUFFLES X NOZES ,CASTANHAS E AVELÃS ( fontes de cobre e manganês , que atuam na síntese do colágeno e de selênio que neutraliza o excesso de radicais livres e ativa uma enzima antioxidante)
CEREAIS REFINADOS X CEREAIS INTEGRAIS (fontes de cobre e manganês e menor índice glicêmico)
MANTEIGA X AZEITE ( fontes de omega 3 e vitamina E, potente antioxidante)
CHOCOLATE AO LEITE X CHOCOLATE AMARGO ( fonte de cobre e manganês – poder antioxidante )
4. Fuja das farinhas brancas
Uma pessoa que está buscando uma alimentação mais saudável deve evitar produtos com farinha refinada, como massas, bolos, biscoitos e alimentos processados, ricos em gordura e açúcar, como pipoca de microondas, sopas prontas cremosas, preparações congeladas, batatas chips e salgadinhos. Também vale caprichar em ervas aromáticas para temperar a comida como: alho, cebola, salsa, cebolinha, manjericão, alecrim, louro, orégano, sálvia,curry, açafrão e coentro
5. Ataque as frutas 
Consuma entre três e cinco porções de frutas todos os dias. Laranjas, maçãs, peras, melancia, tangerina, entre outras, são as melhores fontes naturais de vitaminas, minerais e fibras. Esses três componentes auxiliam o bom funcionamento do nosso intestino e auxiliam o nosso metabolismo a continuar ativo mesmo nos intervalos entres as refeições.
6. Deixe o açúcar de lado 
Alimentos que contêm uma grande quantidade de açúcar refinado são dotados de processos químicos na sua produção e podendo assim , aumentar os índices de glicemia do corpo. Essas características, aceleram o envelhecimento, aumentam flacidez por desestruturar o colágeno da pele e ainda possuem calorias, porém são desprovidos de nutrientes.
7. Consumir alimentos antioxidantes
As substâncias antioxidantes bloqueiam a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo a oxidação das células. Esses elementos são capazes de prevenir o aparecimento de tumores, o envelhecimento precoce e outras doenças. Alimentos com cores fortes, como tomate, goiaba, romã, cenoura, abóbora, manga, açaí, berinjela, uva, folhas verdes escuras, legumes e brócolis, são ricos em antioxidantes
8. Hidrate-se com muita água ao longo do dia
O organismo perde água o tempo todo ( suor , urina ,fezes etc …).Por isso é muito importante repor esse líquido , que é vital para o bom funcionamento do organismo , eliminação de toxinas e limpeza e saúde da pele.
9. Opte pelos alimentos orgânicos isentos de agrotóxicos
Produtos químicos como inseticidas , pesticidas etc… são danosos à saúde, principalmente agindo nos sistemas hormonais sendo potencialmente nocivos às crianças em desenvolvimento e crescimento . Já os alimentos orgânicos são produzidos sem o uso de pesticidas convencionais nem fertilizantes químicos e ainda tendem a conter maior teor de micronutrientes além de maior quantidade de compostos bioativos e algumas vitaminas, que previnem contra o surgimento de doenças como o câncer.
10. Reduza o consumo de sal 
Quanto mais hipersódica for a alimentação, maior os riscos do indivíduo desenvolver hipertensão ao longo dos anos , sem falar retenção de líquidos que é um problema que assusta principalmente mulheres, especialmente antes da menstruação. Uma pessoa pode “ganhar” até 2kg durante o dia por causa da retenção de líquido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário