quarta-feira, 18 de abril de 2012

Conheça os Óleos Funcionais que Ajudam Emagrecer



Óleos essenciais e suas propriedades
Atualmente a moda  no setor nutricional é investir em óleos naturais essenciais para obter muitos nutrientes necessários para nossa saúde e beleza. Eles podem ajudar a tratar os cabelos, o organismo, a pele e ainda podem eliminar alguns quilinhos extras. São vários os tipos de óleos essenciais nutritivos importantes para o nosso corpo. Veja alguns abaixo e suas propriedades:
Óleo de Coco – possui função antioxidante, que retarda o envelhecimento das células, previne doenças como o câncer e reduz as taxas de colesterol. Proporciona sensação de saciedade e sua gordura é rapidamente digerida, absorvida e transportada para o fígado, onde é transformada em energia, aumentando gasto energético. Seus efeitos também favorecem o sistema imunológico, cerca de 50% da gordura do coco é composta por ácido graxo de açãoantibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária.
Óleo de Girassol – é um óleo de alto valor nutritivo que se difere dos demais óleos vegetais, tudo isso devido ao seu teor de ácidos graxos insaturados (oléico, linolênico e principalmente o linoléico). Eles ajudam a obstruir o colesterol excessivo no organismo. Uma característica importantíssima do óleo de girassol é a propriedade reguladora das doenças cardíacas. Ele também tem ação emoliente e auxilia na cicatrização.
Óleo de Linhaça – é rico em ácidos graxos, auxilia na redução do colesterol ruim (LDL). Além de controlar o colesterol, ainda protege de doenças cardiovasculares e cânceres, como o de mama e próstata. O consumo deste óleo tem como benefício  a prevenção dos sintomas da menopausa.

Por Ingrid de Castro.



 


MANJAR DE COCO LIGHT

Rose  ( com foto)







1 litro de leite desnatado
1 xícara (chá) de maisena
4 colheres (sopa) de açúcar light
1 vidro pequeno de leite de coco light
50 Gr de coco seco ralado sem açúcar


Leve ao fogo os 4 primeiros ingredientes depois q ferver abaixe o fogo acrescente o coco ralado deixe ferver por 5 minutos sem parar de mexer.
Desligue o fogo, coloque o creme em uma forma umedecida com água cubra com filme plástico pra evitar q crie uma pele dura e leve à geladeira até ficar bem geladinho, desenforne e coloque a calda de ameixa.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Crepe Integral de Atum







Massa (rende cerca de 5 discos):
2 colheres (sopa) de amido de milho (Maizena);
2 colheres (sopa) de farinha de trigo comum (se preferir use só a integral, mas ficará uma massa menos elástica)
1/2 xícara de farinha de trigo integral;
1 xícara de leite;
1 ovo;
1 colher (de sopa) de óleo;
1 colher (de café) de sal;
1 colher (de café) de lemon pepper (ou um temperinho de sua preferência);
* Bata tudo no liquidificador (ou mixer) e faça os discos de panqueca na frigideira antiaderente. Eu usei a crepeira (ou panquequeira) da coleção Petites Casseroles da Caras para fazer os meus discos. ÓTEMA!



Recheio (quantidade para 3 crepes):
1 lata de atum (em água) drenado;
3 a 4 colheres (sopa) de maionese light (depende se você quer mais úmido ou não);
1 colher (café) de mostarda;
sal,  pimenta do reino e salsinha de acordo com seu gosto.
* Misture bem até virar um creminho de atum.

Para a montagem espalhe uma camada do creminho no crepe e dobre conforme a imagem abaixo:


Sirva com salada. Sugestões: alface, tomate, cenoura raladinha, champignon, palmito, milho verde, batata palha (pouca, porque né?). Eu fui no básico de alface, tomate e palmito.


* Importante: é uma receita para servir fria, ok? O recheio pode até ficar na geladeira, sem pro!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Danças que Ajudam a Queimar Calorias




Perder alguns quilinhos extras é o desejo de muitas pessoas e isso geralmente faz parte da rotina delas, que buscam a cada dia novas maneiras, de preferência cada vez mais eficientes, para ajudar nesse processo de emagrecimento. Todo o mundo sabe que além de manter uma rotina de alimentação saudável e balanceada, a prática de exercícios físicos é muito benéfica. O que muitas pessoas não sabem ainda é que existem atividades ainda mais prazerosas que correr ou pedalar na academia, entre elas estão as danças.
Pois é, já imaginou eliminar cerca de 500 calorias em uma hora de aula de dança? Parece tão fácil e é isso mesmo, você pode emagrecer de uma maneira mais divertida e saudável, não só para o corpo, mas que exercita também a mente. São muitos os tipos de danças, mas as que têm o poder de eliminar muitas calorias em pouco tempo são aquelas mais agitadas, como a salsa, forró, dança do ventre, hip hop, samba de gafieira, entre outras.
A dança além de ajudar na perda de peso também auxilia na melhora da capacidade respiratória dos praticantes. Como se não bastassem esses benefícios, a dança também é uma atividade que geralmente é realizada em grupo, o que proporciona a realização de novos laços de amizade e relacionamento com pessoas diferentes. O convívio social sadio também é um ponto muito positivo, que pode lhe dar ainda mais energia e força de vontade para seguir seus objetivos.
Com uma hora de aula de dança do ventre, por exemplo, é possível queimar 400 calorias, já no samba o gasto varia entre 300 e 400 cal, no hip hop, onde os movimentos são bastante intensos, a queima pode chegar a 500 calorias. Então, você vai ou não se jogar na pista?

Por Ingrid de Castro.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

LASANHA CAPRESE -


Lasanha caprese

Ingredientes
  • 500 g de massa para lasanha
  • 1/4 de xícara (chá) de azeite
  • Manjericão picado
  • 350 g de mussarela fatiada
  • Folhas de manjericão
Modo de Preparo
  • Cozinhe a lasanha al dente. Escorra e enxugue. Tempere os tomates com o sal, a pimenta, o azeite e o manjericão. Em um refratário, coloque uma camada com metade da massa, distribua rodelas de tomate e a mussarela. Por cima coloque o restante da massa e termine com uma camada de tomate e mussarela. Regue com o azeite e salpique as folhas de manjericão. Leve ao forno prequecido a 220ºC até a mussarela derreter.


domingo, 1 de abril de 2012

Cansada de fazer dieta? 3 regras simples para emagrecer


http://boaforma.abril.com.br

Confira três táticas fáceis, mas superpoderosas, para vencer a luta contra a balança    Por Carla Conte



Garota combolo


Entra ano, sai ano e você continua com a mesma queixa: não consegue enxugar aqueles quilinhos que insistem em mascarar suas curvas. Tentativas não faltaram, pelo contrário: a lista das dietas que entraram na sua vida vai de A a Z, mas mesmo assim a balança não se rendeu. Se essa novela parece familiar, chegou a hora de mudar o roteiro. Agora, o final da história será diferente. Para ajudá-la a reverter o cenário, consultamos os maiores especialistas no assunto no país — o endocrinologista Alfredo Halpern, do Hospital das Clínicas de São Paulo e criador da Dieta dos Pontos, o colega Walmir Coutinho, coordenador da Força-Tarefa Latino Americana de Obesidade, a diretora do grupo Vigilantes do Peso de São Paulo, Cleide Guimarães, a empresária Lucília Diniz, que eliminou 60 quilos da sua silhueta, e a nutricionista Ana Herb, do Centro de Recuperação e Estudos da Obesidade (Creeo). Com eles, escolhemos a dedo três poderosíssimas estratégias para ajudá-la a fazer as pazes com o espelho. A seguir, o resultado. Tudo ao seu alcance!

Passos para enxugar as medidas sem sacrifício 

1. Corte 50% do doce

A maioria de nós não resiste aos encantos açucarados e se rende principalmente ao chocolate quase todos os dias — e em doses exageradas. Ops, hora de mudar. “Quem quer conquistar um corpo cheio de curvas tem de reduzir a cota de guloseimas pelo menos pela metade”, diz o endocrinologista Alfredo Halpern. Se o açúcar representa o paraíso na terra cada vez que passa pela nossa boca, o doce também é cruel e impiedoso com a nossa silhueta. Então, por que permitir 50%? “Estudos comprovam que, quando se restringe demais o cardápio, cortando radicalmente os ingredientes mais amados, o risco de um ataque à geladeira aumenta potencialmente”, diz a nutricionista Ana Herb. Para as formiguinhas de plantão, há duas maneiras de manter o projeto musa. Se a necessidade de degustar um docinho for diária, tudo bem. Mas a dose terá de ser pequenina. Vale comer todo dia, por exemplo, um bombom Alpino ou Sonho de Valsa, uma banana passa com chocolate, dois cookies de chocolate, dois biscoitos recheados, dois brigadeiros pequenos (tamanho de festa), uma minibarrinha (15 gramas) de chocolate, daquelas que vêm em caixa com miniaturas da Lacta ou da Nestlé, ou dois Bis. Outra opção, mais recomendada: o regalo fica liberado só uma vez por semana e, nesse caso, a dose aumenta: uma taça com duas bolas de sorvete diet com cobertura diet, uma fatia de bolo ou de torta de frutas, um quadrado de brownie, uma fatia de pudim de leite, uma taça de musse ou uma barra de 50 gramas (tipo Suflair) de chocolate. Mas atenção: não misture dois doces em um só, como a tradicional dupla torta ou bolo com sorvete. E procure optar por doces que levem fruta, como musse de maracujá, torta de maçã, bolo de laranja, em vez daqueles que são chocolate puro. Assim, você reduz o teor de gordura da sobremesa e minimiza as calorias. E por último: quando for impossível resistir ao doce que mais ama, divida com uma amiga. Assim, as duas saboreiam a delícia sem sair da linha. 

2. Diga sim ao carboidrato camarada

Descarte de uma vez por todas aquela velha estratégia de cortar pão, massa e arroz para tentar um emagrecimento a jato. Várias pesquisas já provaram que reduzir drasticamente a cota de carboidrato do menu pode provocar queda no rendimento intelectual, cansaço e até mesmo depressão. “E quem adota regimes radicais está fadado a engordar tudo de novo”, diz o endocrinologista Walmir Coutinho. Mas como mantê-los no cardápio e perder peso? Você precisa saber escolher o carboidrato do bem. O refinado (presente no pão branco, nos biscoitos e no arroz branco) e o simples (como açúcar e mel) são campeões em aumentar sua fome. Ao serem ingeridos, o organismo libera rapidamente altas doses de insulina para manter o índice de glicose no sangue sob controle. E esse processo manda o apetite para as alturas. Além disso, alimentos como esses — que liberam altos índices de açúcar no sangue — são um dos principais responsáveis pelo diabetes tipo 2, que pode ser evitado adotando hábitos alimentares saudáveis. “Para despistar a fome, nutrir seu organismo e se deliciar com as refeições, adote os integrais”, diz Cleide Guimarães, do Vigilantes. Troque o arroz branco pelo integral, adote pão integral, de centeio, aveia ou de fibras e deixe de lado o pão francês ou o pão de fôrma tradicional. Opte por cereal matinal integral tipo Nesfit ou All Bran ou até mesmo aveia no lugar do tradicional Sucrilhos — altamente refinado e rico em açúcar. Se a pedida for macarrão, você encontra a versão integral em vários supermercados e lojas de produtos naturais. Quando quiser se deliciar com uma torta ou uma pizza e não tiver a chance de escolher as integrais, escolha um recheio de verdura ou legume, como brócolis, escarola e rúcula. Combinados com os carboidratos, eles ajudam a domar a sua fome.

3. Eleja seu Mc Dia Feliz

Hambúrguer, batata frita, sundae, milkshake... Qual de nós não vai à loucura por causa dessas guloseimas tentadoras? Mas o fim da história todas sabemos: arrependimento e ponteiro da balança em alta. As maravilhas do mundo da lanchonete se revelam entre os piores inimigos da dieta por ser carregadas de muita gordura — e conseqüentemente lotadas de calorias. Por isso, ou você passa a limitar a junk food no seu menu ou então vai estar fadada a viver reclamando das curvas. Mas o melhor vem agora: dá para fazer um acordo de paz com a balança sem ter que abandonar essas veneradas guloseimas. Ainda bem, porque a gente já está cansada de saber que isso é quase impossível. Tem dias que nada no mundo pode aplacar a gula a não ser um sanduíche caprichado ou um sundae daqueles. Por isso, pode incluí-los no cardápio, mas com sabedoria. “Um dos segredos é selecionar as combinações”, diz a empresária Lucília Diniz. Quando estiver na lanchonete, por exemplo, evite um menu explosivo. Se quiser um sanduíche mais reforçado, tipo Big Mac, dispense a batata frita e sobremesa. Quando quiser mais acompanhamentos, fique então com um lanchinho mais leve — por exemplo, um hambúrguer simples, uma batata pequena e um sorvete de casquinha. Se a vontade for detonar um sundae ou milkshake, permita só um sanduíche ou batata frita — e em doses pequenas. Nesse caso, o ideal é dividir o regalo salgado com uma amiga para saborear o doce sem peso na consciência. Quem adotar esse tipo de estratégia pode incluir um fast food no cardápio a cada 20 dias. Mas, se um dia sua vontade de devorar um lanche completo chegar às alturas, ok, vá em frente. Com duas condições. Primeira: maneirar no garfo nas outras refeições do dia, elegendo apenas pratos ultraleves. Segundo: esse tipo de farra gastronômica na lanchonete não pode virar rotina — sua cota é, no máximo, uma vez por mês.

LASANHA VERDE LIGHT


Receita de:  



Ingredientes

  • 250g de massa para lasanha verde
  • 02 xícaras (chá) de molho branco
  • 03 xícaras (chá) de molho a bolonhesa
  • 01 xícara (chá) de espinafre picado e refogado (misturar ao molho bolonhesa)
  • 250g de queijo mussarela fatiado
  • 200g de presunto fatiado
  • Queijo parmesão ralado a gosto para polvilhar


Modo de Preparo


  • Cozinhar a massa conforme instruções
  • Em um refratário espalhar um pouco do molho branco
  • Colocar a massa de lasanha e espalhar uma camada de molho a bolonhesa, presunto fatiado, mussarela fatiada e uma camada de molho branco
  • Ir alternado as camadas até terminar os recheios
  • Terminar com uma camada de massa, salpicar com parmesão e levar ao forno para gratinar.