sábado, 18 de fevereiro de 2012

Bicicleta pode resolver problemas como obesidade





Infográficos apontam como o uso da bicicleta pode resolver problemas como obesidade

capa.jpg
Doenças causadas em decorrência da obesidade já são a segunda maior causa de morte nos Estados Unidos, perdendo apenas para o tabaco. Graças a esse índice, campanhas de alerta, projetos de reeducação alimentar e até novos impostos sobre refrigerantes já foram colocados em prática visando melhorar a saúde da população. Porém, para um grupo de designer da Co.Design, a solução pode está nas bicicletas.

Com base em dados do Healthcare Management Degree, eles criaram uma série de infográficos com informações de como o uso da bicicleta pode ajudar a perder peso, melhorar a saúde e ainda reduzir os gastos individuais e do governo.

Segundo o site, 90% dos americanos vão ao trabalho de carro, e apenas 0,6% usam a bicicleta para o mesmo fim. Considerando que 70% desses deslocamentos são em trajetos de cerca de 3 km, o grupo defende que eles podem ser feitos confortavelmente de bike – e em pouquíssimo tempo.

infografico01.jpg

Os infográficos mostram ainda que um em cada dois americanos respira ar poluído todos os dias, sendo 15% de todos os casos de asma ligados ao fato das moradias destas pessoas serem próximas a grandes vias e 50 a 90% das emissões de poluentes serem provenientes de automóveis.

Nesse cenário, a bike é apontada como alternativa capaz de fazer com que uma pessoa com padrões físicos medianos perca até 6 kg em um ano apenas por pedalar até o trabalho. Além disso, as bicicletas poderiam reduzir até 1.100 mortes por ano, economizar 3,8 bilhões de dólares graças à melhoria da saúde da população e redução dos acidentes de trânsito e mais 3,5 bilhões de dólares na melhoria da qualidade do ar.

infografico02.jpg
Os infográficos também mostram benefícios na rotina individual de quem usa as magrelas.

Segundo os dados, 20 bicicletas podem ser estacionadas em uma única vaga de carro, além de reduzirem em 50% o tempo do trajeto nas horas de pico. Para quem pedala 30 minutos por dia, a economia anual com gastos médicos pode chegar a 544,00 dólares.

O grupo também comparou os índices de obesidade de alguns países com os índices de pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte. Enquanto nos EUA 31% da população é considerada obesa, apenas 01% dela usa a bike para se deslocar pela cidade. Por outro lado, apenas 10% dos holandeses são obesos, enquanto 25% da população local preferem a bicicleta a outros meios de transporte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário