sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Gordura do bem

  Gordura do bem:
ácidos graxos monoinsaturados

Por trazer a sensação de saciedade, evitando a ingestão excessiva de alimentos, um tipo de gordura encontrada no azeite de oliva, ajuda a combater o excesso de peso. Esta foi a conclusão de uma pesquisa recente da Universidade de Campinas – Unicamp.

Segundo os pesquisadores envolvidos no estudo, a ingestão excessiva de gorduras saturadas causa lesão em uma região específica do cérebro, o hipotálamo, responsável pelo controle da fome e do gasto energético. Em consequência, quando somos expostos a uma alimentação rica em gorduras saturadas, passamos a consumir mais calorias do que gastamos, resultando em sobrepeso ou mesmo obesidade.
Os especialistas explicam que os ácidos graxos monoinsaturados, presentes no azeite, podem impedir a inflamação do hipotálamo. Têm, também, a capacidade de aumentar a produção do hormônio GLP1 no intestino, o que promoveria a saciedade, ajudando a evitar a obesidade.


Além desses benefícios, o azeite de oliva tem ação antioxidante, ajudando a retardar o envelhecimento da pele, por exemplo, além de prevenir doenças cardiovasculares e reduzir níveis do colesterol. As gorduras saudáveis podem ser encontradas também nos óleos de amendoim e canola, em nozes, amêndoas, amendoins e abacate.
Dra. Priscila Rosa Pereira



CONTEÚDO DO ttp://clinicadue2.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário